O programa “ECO Freguesia, Freguesia Limpa” é organizado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo (SREAT), pela mão da Direção Regional do Ambiente, tendo como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das Freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo linhas de água e orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e de educação ambiental.

Com esta iniciativa pretende-se premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes e a sua realização justifica-se pela crescente importância para o bem-estar das suas populações, sendo esta uma iniciativa regional que iniciou em 2010.

Neste âmbito, a Junta de Freguesia de São Brás, concelho da Ribeira Grande, procede todos anos à candidatura com o objetivo de conquistar o galardão e Bandeira de reconhecimento de boas práticas ambientais.

Desde de 2013, a freguesia de São Brás, tem sido reconhecida pelos prémios de Eco Freguesia - Freguesia Limpa,  tendo no ano 2016 ganho o Galardão de Excelência.

 

Este é um objetivo que iremos continuar atingir todos anos em prol de uma Freguesia Limpa, reconhecida pelas melhoras práticas ambientais.

Estamos de Parabéns

  • Campanha porta à porta com entrega de um desdobrável informativo com as boas práticas de utilização dos meios disponibilizados para manter a higiene, limpeza e preservação do meio ambiente.

  • Actividade de Limpeza na Zona costeira da freguesia e limpeza das ribeiras que conta com a colaboração do nossos colaborares.

Premiados com um conjunto de equipamentos de protecção e limpeza pela qualidade do projecto e da a sua execução na freguesia.