OLEÃO
Campanha - HÁ UM OLEÃO SEMPRE À MÃO!

Esta iniciativa vem sensibilizar, incentivar e promover ao i cidadão depositar os óleos Alimentares Usados no Oleão, contribuindo assim para as boas práticas ambientais existentes na freguesia, tendo um papel inclusivo em São Brás.

 

Nesta campanha o executivo da Junta de Freguesia irá colocar no Oleão, pets com óleo, incentivando a população a juntar a causa.

Queremos que o objetivo final, seja o aumento significativo de depósitos diários no Oleão.

Ao longo do ano promovemos nas páginas sociais, página oficial da Junta e no quadro informativo na sede da Junta de Freguesia, com a divulgação de cartazes ilusivos ao Oleão. 

Campanha - Recolha Porta a Porta

A Junta de Freguesia de São Brás promove recolhas de Óleos Alimentares Usados pela freguesia nos meses de outubro, novembro e dezembro, permitindo assim uma maior recolha do Óleos Alimentares Usados depositados no Oleão localizado na Rua do Ramal.

Ao longo do ano promovemos nas páginas sociais, página oficial da Junta e no quadro informativo na sede da Junta de Freguesia, com a divulgação de cartazes ilusivos ao Oleão. 

Esta iniciativa vem sensibilizar e incentivar o cidadão depositar os óleos Alimentares Usados no Oleão, contribuindo assim para as boas práticas ambientais existentes na freguesia, tendo um papel inclusivo, apoiando aos idosos e às pessoas de mobilidade reduzida que devidos ás suas capacidades físicas e motoras não podem depositar o seu óleo alimentar usado no Oleão.


Assim sendo, a Junta de Freguesia disponibiliza um colaborador afim de fazer a recolha dos óleos alimentares pela freguesia.

O resultado final desta ação é bastante produtivo, considerando o aumento de depósito de garrafas de óleo no Oleão, demonstrando uma resposta afirmativa por parte dos cidadãos na sensibilização Ambiental.

O Ambiente agradece!

Primeira_Recolha_1_-_Cópia.png
Primeira_Recolha_4_-_Cópia.png
OLEÃO - Copia.png
Eco_Freguesia_2018_-_Campanha_Óleão.png
Campanha - Óleo de Cozinha

A Junta de Freguesia de São Brás promove uma campanha "Óleo de Cozinha" por meio da educação ambiental poderem alcançar metas para o desenvolvimento sustentável, esperando contar com a colaboração das instituições e moradores locais para assimilar conscientemente as consequências da degradação ambiental que óleo traz quando é jogado na pia de casa ou no seu quintal”

A campanha tem como objetivo incentivar os comerciantes e residentes locais a reciclar o óleo de cozinha saturado (utilizado), pois o produto é muito agressivo ao meio ambiente. O óleo é um material que, quando descartado incorretamente, além de contaminar o solo e a água, ainda causa mau cheiro e entope a tubulação de esgoto doméstico, além de ser atrativo de ratos e baratas; e quando chega às ribeiras, sem tratamento, prejudica a vida aquática.

O que fazer para participar?

1 - Com a ajuda de um funil, coloque o óleo utilizado (já resfriado) em uma embalagem PET de dois litros, bem fechada, evitando vazamento. Nunca coloque o óleo quente, pois ele derrete o recipiente.

2 - Leve até ao ponto de coleta na sua freguesia.

3 – Na caixa coletora, deixar a garrafa inteira fechada com óleo. Não precisa despejar,

Quando lançado nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.

A Freguesia de São Brás tem incluído no seu sistema de recolha de resíduos, a recolha de óleos alimentares usados. Neste sistema, os cidadãos e os comerciantes têm um papel fundamental no ciclo de vida dos óleos alimentares. O correto é guardar o óleo que utiliza para cozinhar numa garrafão e posteriormente a ser colocado dentro contentor vermelho - Ecoponto Oleão, de dimensão inferior aos restantes, podendo ser encontrado na freguesia ao pé do Restaurante Cantinho do Cais.