Ecoponto Oleão - Óleos Alimentares Usados
Campanha - Recolha Porta a Porta

A Junta de Freguesia de São Brás irá promover três recolhas de Óleos Alimentares Usados pela freguesia até ao final de 2018, permitindo assim uma maior recolha do Óleos Alimentares Usados depositados no Oleão localizado na Rua do Ramal.

Esta iniciativa vem sensibilizar e incentivar o cidadão depositar os óleos Alimentares Usados no Oleão, contribuindo assim para as boas práticas ambientais existentes na freguesia, tendo um papel inclusivo, apoiando aos idosos e às pessoas de mobilidade reduzida que devidos ás suas capacidades físicas e motoras não podem depositar o seu óleo alimentar usado no Oleão.


Assim sendo, a Junta de Freguesia irá disponibilizar um colaborador afim de fazer a recolha dos óleos alimentares pela freguesia.

O Ambiente agradece!

Campanha - Óleo de Cozinha

A Junta de Freguesia de São Brás promove uma campanha "Óleo de Cozinha" por meio da educação ambiental poderem alcançar metas para o desenvolvimento sustentável, esperando contar com a colaboração das instituições e moradores locais para assimilar conscientemente as consequências da degradação ambiental que óleo traz quando é jogado na pia de casa ou no seu quintal”

A campanha tem como objetivo incentivar os comerciantes e residentes locais a reciclar o óleo de cozinha saturado (utilizado), pois o produto é muito agressivo ao meio ambiente. O óleo é um material que, quando descartado incorretamente, além de contaminar o solo e a água, ainda causa mau cheiro e entope a tubulação de esgoto doméstico, além de ser atrativo de ratos e baratas; e quando chega às ribeiras, sem tratamento, prejudica a vida aquática.

O que fazer para participar?

1 - Com a ajuda de um funil, coloque o óleo utilizado (já resfriado) em uma embalagem PET de dois litros, bem fechada, evitando vazamento. Nunca coloque o óleo quente, pois ele derrete o recipiente.

2 - Leve até ao ponto de coleta na sua freguesia.

3 – Na caixa coletora, deixar a garrafa inteira fechada com óleo. Não precisa despejar,

Quando lançado nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.

A Freguesia de São Brás tem incluído no seu sistema de recolha de resíduos, a recolha de óleos alimentares usados. Neste sistema, os cidadãos e os comerciantes têm um papel fundamental no ciclo de vida dos óleos alimentares. O correto é guardar o óleo que utiliza para cozinhar numa garrafão e posteriormente a ser colocado dentro contentor vermelho - Ecoponto Oleão, de dimensão inferior aos restantes, podendo ser encontrado na freguesia ao pé do Restaurante Cantinho do Cais.